domingo, 18 de julho de 2010

Um Cantinho para Compartilhar

Relutei muito iniciar um blog. Mas, enfim, decidi me aventurar. Criar um espaco para compartilhar pensamentos, ideias, viagens, experiencias, em suma, a vida em geral. Estou chamando-o de Canto da Liberdade porque aqui desejo me manifestar livremente, dentro das possibilidades da liberdade, ja que liberdade eh sempre algo relativo, pode acreditar. Ainda mais quando decidimos partilhar a vida com outros. No momento em que abrimos espacos para o outro, limitamos nossa propria liberdade. Essa eh a regra do convivio social e supostamente da democracia. Liberdade deve existir para todos. Portanto, no convivio social, para que todos sejam livres, voluntariamente abrimos mao de uma porcao da nossa propria liberdade. Isso ja eh um tema em si que da muito pano-pra-manga. Certamente, nos blogs por vir, conversaremos mais sobre conceitos de liberdade, de paz e de justica. Alias, esses sao temas que definem meu proprio trabalho atualmente. E, muitas vezes, provocam certos dilemas e aparente contradicoes. A escolha pela liberdade como tema tambem tem a ver com um sentido de vocacao que me impulsiona a resistir a opressao em suas mais variadas formas, bem como com minha crenca na existencia de um Deus que pode ser chamado de libertador, e que nos estimula e chama a participar dos esforcos pela libertacao dos oprimidos. Finalmente, Liberdade eh um bairro da minha cidade natal, Salvador. Um bairro caracterizado pela constante luta contra a opressao racial, social e economica. Ao homenagear esse bairro, fico mais perto de casa, das minhas origens, do lugar das minhas memorias mais tenras, ja que cresci perto dali. Por estar vivendo no exterior e muitas vezes ter de postar de computadores "set up" em lingua que nao a nossa, sempre que necessario, como nesse post, tomarei a liberdade de postar textos sem acentos, usando a letra "h" para diferenciar o presente indicativo da terceira pessoa singular do verbo "ser" da conjuncao "e". No mais, a ausencia de acentos nao produzira muita confusao. Em alguns momentos, posso tambem compartilhar textos em ingles. Pretendo postar textos antigos e novos. Nao vou, porem, somente me ater a assuntos serios. As vezes, postarei apenas o relato de uma viagem, ou comentarei um filme assistido, uma situacao engracada ou uma partida de futebol. Nesse sentido tambem, pretendo escrever sem amarras. Suas contribuicoes serao bem vindas, e tentarei responde-las na medida do possivel. Espero gostar o suficiente dessa aventura para permanecer empolgado com ela por muito tempo, e para aprimora-la com o passar do tempo. Aqui comeco as minhas mal-tracadas linhas no mundo do blog.

6 comentários:

  1. Pr. Raimundo,

    Sou grato a Deus e ao senhor por essa ideia de criar um blog para compartilhar conosco suas reflexões, que, diga-se de passagem, são sempre enriquecedoras.

    P.S. Sou aquele seminarista a quem o senhor concedeu uma entrevista sobre a Teologia da Missão Integral, lembra-se?

    Abraço Fraterno,

    Danilo Gomes - Salvador/BA.

    ResponderExcluir
  2. Oi Danilo,

    Bom te encontrar aqui. Lembro da entrevista, sim. Gostaria de ver o resultado final do teu trabalho.

    ResponderExcluir
  3. Que legal! Amo novidades, Raimundinho!
    Suas meninas? Quer dizer que são dois meninos e uma menina? Liu, vc está linda! Pretendo continuar seguindo o crescimento e amadurecimento desse Blog que vc diz que relutou tanto para criá-lo. Vou divulgar, ok?
    Bjkas para toda família.
    Help

    ResponderExcluir
  4. Ola Raimundo (meu teclado tb nao tem opcao de acentos...rsrsrs)
    Desde o dia que vi que vc estava com um blog, fiquei muito feliz... saber que temos mais um espaco de comunicacao... eh sempre muito bom! Pretendo sempre visita-lo! Sera uma boa forma de mantermos contato e tb poderei matar um pouco a saudade dos seus textos, comentarios... que tantas vezes ja me inspiraram e me alimentaram ...
    Espero que esteja tudo bem com vc e sua familia!
    Saudades!
    Marcela Muhana

    ResponderExcluir
  5. Obrigado pelo incentivo, Help. Sim, sao dois meninos e uma menina! Muito bom contar com voce aqui!

    ResponderExcluir
  6. Obrigado, Marcela. Muito bom te-la por aqui! Muitas saudades, tambem. No inicio de agosto estaremos por ai!

    ResponderExcluir