sexta-feira, 23 de julho de 2010

Outro artigo na Novos Dialogos - Realismo Cristão e Teologia da Libertação: Teologias do Norte e do Sul em Diálogo

Escrevi esse artigo ha alguns anos, quando ainda me encontrava em Princeton. Foi originalmente publicado em ingles, no Koinonia Journal. Posteriormente, foi traduzido pelo Dr. Benedito Bezerra e publicado na Revista Episteme, do STBNe. Penso que a re-publicacao pela Novos Dialogos o disponibilizara para um numero maior de pessoas. Apesar de abordar uma discussao de cunho mais academico, penso que seu conteudo pode tambem interessar a leitores e leitoras, em geral, que queiram comprender melhor duas abordagens diferentes sobre a natureza humana, com desdobramentos de ordem pratica, a partir da discussao de suas percepcoes de temas como pecado/graca, amor, justica e poder. Coloco abaixo o trecho da chamada do artigo na Novos Dialogos, e o link, para quem se interessar em le-lo.


"Enquanto o realismo cristão de Niebuhr foi amplamente reconhecido como uma das mais influentes teorias cristãs no campo da ética social e da filosofia política no século vinte, a teologia da libertação causou um surpreendente impacto não só sobre a América Latina, mas também sobre outros povos pobres e deserdados espalhados pelo globo."

"ambas as teorias preocupam-se seriamente com justiça social, igualdade e liberdade. Para Niebuhr, o amor é um padrão ideal, e a justiça é a afirmação desse padrão nas relações sociais. Para a teologia da libertação, por outro lado, amor e justiça coexistem e não podem ser compreendidos separadamente. A solidariedade com os pobres é um ato de amor, e as lutas pela libertação, um ato de justiça."

http://www.novosdialogos.com/artigo.asp?id=221

Nenhum comentário:

Postar um comentário