domingo, 18 de julho de 2010

“ÉS E SERÁS”

Reviro antigos arquivos e encontro algumas das palavras mais significativas e empoderadoras que ja ouvi de alguem. Eu era ainda muito garoto, mas ja trabalhava duro e ajudava no sustento da casa. Naquele dia, o corpo  estava exausto, mas a alma, como sempre, inquieta e cheia de sonhos. Minha saudosa tia Noelia, escritora talentosa que partiu cedo demais, escreveu essa poesia enquanto observava meu sono, no dia  11 de novembro de 1988. Ate hoje, nunca a havia compartilhado em publico. Ao posta-la, lembro da tia Noelia com muito carinho e saudade, e lhe presto uma homenagem. Ao menos um pouco de seu espirito livre, visionario e inquiridor vive atraves de mim. Ate hoje me impressiona sua capacidade de ver muito alem do momento, muito alem do garoto dormindo. Sua alma de poeta enxergava mais longe do que qualquer um de nos poderia sequer imaginar.


“ÉS E SERÁS”

Dorme o guerreiro

Cansado

Das batalhas,

De lidar.

Verdes campos,

Sol aberto,

Chuva forte...

Estarão presentes

Neste teu caminhar?



Ou a procura

Constante,

Ora aqui,

Ora acolá,

É desejo tão

Distante,

Que, só teus filhos,

Adiante,

Poderão lá encontrar?



Abre a trilha,

Segue em frente,

Onde outros vão

Caminhar;

Destino de pioneiro,

Tu estás entre os primeiros

Para o futuro alcançar.



Teu caminho

Em rocha e fogo

Te trará muito pensar;

Mas é filho

Da esperança,

Tão puro

Como a criança,

Tão forte

Como o jaguar.



Noélia Gonçalves

Nenhum comentário:

Postar um comentário