domingo, 18 de julho de 2010

O Problema Fundamental do Fundamentalismo

      Fundamentalismo não é uma religião, nem uma doutrina. Mais do que isso, é uma atitude, uma forma de ver a vida e o mundo. Está presente em todas as grandes religiões, mas também nas ideologias não religiosas. Costumamos associar o fundamentalismo ao islamismo porque o fundamentalismo islâmico foi eleito o principal inimigo atual do estilo de vida ocidental. Mas a primeira vez que o fenômeno fundamentalista foi identificado e descrito, isso se deu no contexto do cristianismo, no início do século XX. Há pessoas que enxergam o mundo cristão em termos maniqueístas: ou alguém é fundamentalista ou é liberal. Não entendem que no mosaico cristão, assim com no de outras religiões, há muito mais possibilidades de representação da fé. Mas o fundamentalismo continua “vivo e ativo no planeta terra.” Por isso, merece alguma reflexão.

     O que caracteriza a atitude fundamentalista é um apego absoluto à verdade, e a crença na posse dessa verdade. Quem tem acesso e posse da verdade absoluta não tem porque nem como dialogar com aquele que vê e pensa diferente, a não ser que essa conversa vise apenas a conversão do outro. A visão do fundamentalismo é rígida e intolerante. Não há espaços para dúvidas, ambigüidades, complexidade, pluralismo, contexto, nada disso. Qualquer dessas palavras pode trazer confusão às mentes incautas, e o fundamentalismo, que se vê como guardião da verdade, entende também que seu papel é exatamente o de proteger as mentes mais frágeis da perversão e da confusão causadas pelas outras formas de ver o mundo.

      As consequências de uma visão fundamentalista do mundo são nefastas. Por causa do seu apego cego à verdade, o fundamentalismo esquece o amor e alimenta o ódio, alimentando-se também dele. O ódio aos infiéis, aos liberais, aos ímpios, aos “sem identidade”, a todos aqueles que não formulam a fé a partir das mesmas premissas e convicções. Obviamente, o ódio é travestido de amor: amor a Deus, amor à verdade e amor aos “perdidos”. Mas no fim das contas, o ódio continua sendo o combustível da fé fundamentalista, pois em nome de Deus e do amor pessoas são discriminadas, marginalizadas e assassinadas tanto  moralmente como fisicamente. Basta ver o que acontece quando alguém questiona as premissas básicas da forma como um fundamentalista vê a fé. Como guardião da verdade, o fundamentalismo toma posse da “verdadeira interpretação” da revelação divina. Quem questiona sua interpretação precisa ser desqualificado.

     Apesar do fundamentalismo estar tão perto de nós, tão entre nós, tão presente na hipocrisia da nossa sociedade ou no seio das igrejas cristãs, é preciso deixar claro que ele não é genuinamente cristão. Usa o cristianismo, mas não é cristão. Nas orígens do cristianismo, a verdade não é um conceito, ou uma doutrina, mas uma pessoa, que encarna uma forma viva e dinâmica de relacionamento com Deus, com a vida, com as pessoas, com a natureza e com a sociedade em geral. Essa pessoa, cuja vida, morte e ressurreição se encontram na base da fé cristã,  afirma que o amor é a maior característica de Deus. Aliás, um de seus seguidores, ao tentar definir Deus simplesmente diz, “Deus é amor”! Num mundo tão carente do amor de Deus, precisamos amar as pessoas mais do que as nossas verdades. Assim, talvez, possamos entender melhor a proposta de Jesus de vencer o ódio,  a discriminação, a violência e a injustiça através do amor.

3 comentários:

  1. Ai, ai...Raimundinho, agradeço a Deus por sua vida;como ela mudou minha cabeça...."Tô contigo e não abro"!
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Raimundo ,lembrei-me quando G.W.Bush , antes de decidir pela ofensiva militar contra o Iraque , pediu licença aos seus assesores , e qual Moisés foi consultar-se com Deus. Após esse momento de contato com Deus , Busha retorna e diz :”Tenho uma missão a realizar e com os joelhos dobrados peço ao bom Senhor que me ajude a cumpri-la com sabedoria”. Sabe qual era a missão? Lançar bombas no Iraque.Quem salvará a humanidade desses desvairados
    Abraços e saudades

    ResponderExcluir
  3. O Morris Cerullo anda aqui pelo Brasil , dizendo ser profeta de Deus ,e ter um recado para o povo brasileiro.Esse oráculo ambulante disse que chegou a época quando Deus vai tirar as riquezas do ímpio e dá-las aos justos , uma espécie de UNÇÃO DE TRANSFERÊNCIA. Na verdade quem esta lucrando $$$$$$ com isso é o ministério vitória em Cristo , do Silas MAlafaia .Isso porque , para receber essa unção , se faz necessário semear. Sabe qual é a semente? Módicos R$610,00. Detalhe : não há como questionar essa prática, visto que o Cerulo , disse ter escutado de modo AUDÍVEL a voz de Deus. Quem vai discutir com um homem que ouviu Deus de modo audível.
    Dá-lhe fundamentalismo

    ResponderExcluir