quinta-feira, 22 de julho de 2010

Homenagem a Robert (Bob) Bratcher, tradutor da Biblia na Linguagem de Hoje


Recebi a notícia, por uma amiga, no último fim de semana, do falecimento de Bob Bratcher, tradutor da Bíblia na Linguagem de Hoje e da sua correspondente americana, the Good News Bible, aos 90 anos, no último dia 11 de julho.

Tive o privilégio de conhecê-lo, há uns 3 ou 4 anos. Brasileiro, filho de missionários que viveram e trabalharam no Brasil por mais de trinta anos, Bob Bratcher era uma figura muito simpática e interessante. Fiquei impressionado com a mente aberta e arejada daquele velhinho que quando conheci ja tinha quase 87 anos. Muito me admirou tambem sua simplicidade e coragem moral. Um dos editoriais recentes que li sobre sua morte descrevia-o como "um homem que disse a verdade."


O carinho pelo Brasil era evidente. Quando nos conhecemos, falava de uma possivel ida ao Brasil para celebrar os 80 anos de batismo, na PIB do Rio de Janeiro. Seu nome foi envolvido em certas controvérsias, por causa de algumas declarações corajosas que teria dado na década de 80 condenando a atitude fundamentalista na abordagem da Bíblia, o que ao seu ver so poderia resultar de uma grande ignorancia ou de desonestidade intelectual. Obviamente, foi demonizado por isso. Fundamentalistas são donos de verdades inquestionáveis, e em muitos casos são ricos e poderosos. Boicotaram a Sociedade Bíblica Norte-Americana e condenaram a sua tradução da Bíblia como herege.
 
Nada disso, porém, conseguiu apagar a enorme contribuição que esse intérprete e estudioso da Bíblia ofereceu durante toda a sua vida, nem o impacto que a Bíblia que ele traduziu de forma mais acessível tem tido na vida de inúmeras pessoas, tanto na língua inglesa como na portuguesa. A historinha que melhor ilustra isso é a de uma garotinha de 11 anos, que ao ler uma passagem na Good News Bible teria dito ao pai: “papai, nem parece que é a Bíblia; estou entendendo tudo!”

Alem de ser um grande “scholar”, Bob Bratcher foi uma pessoa seriamente comprometida com as causas da paz e da justiça, sempre se posicionando ao lado dos mais pobres e vulneraveis. A despeito da idade avançada, Bob Bratcher ainda conduzia classes de estudos bíblicos em sua igreja, em Chapel Hill, North Carolina, e fazia parte de uma equipe nessa igreja que coordena a parceria com uma congregação batista brasileira, num bairro pobre de Salvador. Foi uma enorme honra e privilégio tê-lo conhecido, ter jantado com ele e sua esposa, June, em sua casa, e ter desfrutado do carinho deles nas duas visitas que fiz a Binkley Memorial Baptist Church. Uma lembrança especial é a da alegria daquele lindo casal numa noite sertaneja promovida durante a visita que eu e o meu amigo, Pr. Wellington Santos, fizemos aquela igreja. Ela, inclusive, dançou  forró animadamente com o Wellington. Jamais me esquecerei da cena!


A foto acima marcou a última vez que os vi, há quase dois anos, no domingo em que celebravam os cinquenta anos de vida daquela igreja.


Para quem quiser ler um excelente artigo sobre o Robert Bratcher, em lingua inglesa, segue o link: http://www.abpnews.com/content/view/5344/9/

5 comentários:

  1. Raimundinho, fundamentalismo é o ó!
    Segundo, o que é "scholar"?
    Seu amigo deve estar batendo altos papos com Deus nesse instante. Ainda mais ele que traduziu a bíblia, a conversa lá em cima deve estar rendendo horrores...
    Um bj e seu "brógui" tá massa!
    Kadija

    ResponderExcluir
  2. Oi Kadija! Concordo totalmente com sua definicao de fundamentalismo! :-)
    Scholar eh um estudioso, erudito, detentor de um conhecimento especializado.
    Sim, acredito que ele deve estar tirando todas as duvidas quanto aos textos dubios e aos possiveis sentidos de expressoes quase intraduziveis. E todos por la devem estar dando muita risada daqueles que pensam que podem enjaular o texto dentro de suas conviccoes religiosas/ideologicas.
    Muito obrigado pelo elogio! Vindo de uma blogueira show de bola, como voce, fico realmente lisonjeado. Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Excelente texto...como faço apra ser um seguidor? Ando mesmo precisando um rumo *Srsrs

    ResponderExcluir
  4. Raimundo, parabéns por seu blog e pelo excelente texto.

    ResponderExcluir
  5. Serginho e Luiz, obrigado pelo apoio. Voces sao muito bem vindos.

    ResponderExcluir