segunda-feira, 19 de julho de 2010

A Terceira Conversão de Richard Shaull



Posto aqui as palavras iniciais de um artigo meu sobre Richard Shaull e o que ele chamou de sua terceira conversão, publicado no blog da Revista Novos Diálogos.

"Richard Shaull contrastava um ideal firme e um senso de missão inabalável com uma tremenda capacidade de se deixar transformar por seus encontros com a vida, com as realidades e com as pessoas com quem pôde conviver. Ao lermos seus escritos notamos, por um lado, um senso de missão que parece acompanhá-lo desde a adolescência. A paixão pela justiça e a convicção de que Deus está vivo e ativo na história humana sempre marcaram tanto sua ação como sua reflexão."
"Neste artigo, gostaria de afirmar a relevância das últimas transformações experimentadas por Shaull, transformações que não alteraram o âmago da teologia que afirmou ao longo de sua vida. Suas últimas experiências e convicções, se bem entendidas, reafirmam as bases fundamentais da sua fé de forma ainda mais radical e numa nova linguagem. Nos seus escritos mais recentes, Shaull passou a usar com mais frequência termos como “conversão”, “transformação espiritual” e “aprofundamento da fé” para descrever algumas de suas experiências."


Leia o texto inteiro na Revista Novos Diálogos: http://www.novosdialogos.com/artigo.asp?id=215

3 comentários:

  1. Raimundão, bom saber da existência do teu blog.Assim vou acompanhar melhor todas as suas "viagens". Grande abraço.

    ResponderExcluir
  2. Raimundo , li esse artigo seu na revista teológica do seminário de Feira de Santana.
    Identifiquei-me demais com o artigo , pois , guardada as devidas proporções , experimentei algo parecido quando pastoreie a Igreja Batista Sião , na periferia do Recife , Bomba do Hemetério, Bairro pobre , extremamente carente.Cuidei daquela comunidade de 2007 a 2009.Experimentei o que Shaull chama de aprofundamento sa fé
    Abraços

    ResponderExcluir